Supernova Energia – Consultoria em Recuperação de Créditos

Onde estão as empresas que podem recuperar créditos compulsórios de energia?

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais representam dois terços do total de empresas que podem reaver estes valores, seguindo a lógica produtiva e econômica do Brasil

Quantas empresas podem recuperar os créditos compulsórios de energia? Esta é uma pergunta recorrente entre aqueles negócios com um consumo mensal superior a 2000 kw/h, entre 1987 e 1994. E outra dúvida persistente: onde estão localizados estes negócios? A resposta segue a lógica econômica da concentração de recursos do país.

No Brasil, os três estados com o maior volume de empresas registradas são, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, de acordo com o Mapa de Empresas do governo federal. No fim de 2023, o país contava com 21,5 milhões de empresas ativas, sendo que 48% delas – 10,3 milhões – estão localizadas nestes três estados.

A mesma situação se aplica às organizações que estão em busca de recuperar créditos compulsórios de energia. Existem aproximadamente 45 mil negócios em todo o país com direito a reaver os valores dos empréstimos obrigatórios para financiar a expansão do sistema de energia. Desse total, 66% – o equivalente a cerca de 30 mil empresas – estão concentrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Nos últimos anos, o Brasil tem expandido a sua capacidade produtiva para além da região Sudeste e desses estados, buscando descentralizar a sua economia. Porém, dentro do cenário dos créditos compulsórios da Eletrobras, a lista inclui empresas que tinham um consumo de energia representativo há mais de três décadas, o que segue a concentração econômica do país naquele momento.

Se você ou algum familiar detinha uma empresa com consumo superior a 2000 kw/h entre 1987 e 1994 em todo o país, é possível recuperar créditos compulsórios de energia. Isso é viável, inclusive, entre os negócios que foram extintos, baixados ou são considerados inaptos. Mostramos em detalhes no blog!

Quais as vantagens em recuperar créditos compulsórios de energia com a Supernova? Saiba mais!

Como recuperar créditos compulsórios de energia?

Ao longo da história, o Brasil teve outros tipos de empréstimos compulsórios – até mesmo porque estamos falando de um dispositivo previsto na Constituição e que pode ser adotado em casos específicos. Entre eles, é possível citar os relacionados aos combustíveis, que vigoraram entre 1986 e 1988.

O processo para a recuperação desses créditos pode parecer complexo, mas está longe de ser, especialmente com a participação de empresas especializadas, como a Supernova Energia.

Atuando neste tipo de special situations há mais de duas décadas, a Supernova Energia dá o suporte necessário a respeito das documentações pertinentes para comprovar o consumo de energia dentro do período especificado – o que pode ser checado pelo CNPJ e pelo Código de Identificação do Contribuinte do Empréstimo Compulsório (CICE).

Na sequência, a companhia consegue identificar o volume de créditos disponíveis para resgate e seu valor. Com isso em mãos, a empresa faz uma proposta pela cessão de créditos compulsórios. Em outras palavras, o consumidor abre mão de reaver estes valores em troca de uma proposta formalizada pela empresa, cujo pagamento acontece em até 7 dias úteis.

É a Supernova Energia que vai assumir o risco da negociação com a Eletrobras e de eventuais burocracias deste processo – que pode levar até mesmo mais de dez anos. Esclarecemos esta atuação em detalhes aqui.

Seguindo esse caminho, muitas dessas 45 mil empresas com direito a recuperar créditos compulsórios de energia têm tido sucesso para reaver valores que já eram considerados perdidos ou esquecidos.

A sua empresa se enquadra nos critérios mencionados – consumo superior a 2000 kw/h entre 1987 e 1994? Fale conosco via Whatsapp para obter estes recursos em até 7 dias úteis!